I – Formulários de cadastramento, nos quais as informações das famílias são coletadas e registradas pelos entrevistadores municipais;
II – Sistema informatizado para a inclusão e a atualização das informações das famílias cadastradas;
III – Rede de atendimento, composta pelos entrevistadores sociais, equipamentos públicos e equipes de gestão dos municípios e Distrito Federal;
IV – Base de dados, que contém as informações de todas as famílias registradas no Cadastro Único em cada município.
VI – Identificar as áreas onde residem as famílias de baixa renda;
VII – Capacitar continuamente os entrevistadores, digitadores e todos os profissionais envolvidos na gestão do Cadastro Único, em parceria com os governos estaduais;
VIII – Coletar as informações das famílias por meio de entrevista em domicílio, em mutirões ou em postos fixos de atendimento;
IX – Incluir e atualizar os dados das famílias no Sistema de Cadastro Único;
X – Estabelecer rotinas de atualização das informações, incluindo a contínua comunicação com as famílias cadastradas;
XI – Manter infraestrutura e quantitativo e profissionais adequados à gestão do Cadastro Único e ao processo de cadastramento das famílias em sua área de abrangência;